Na matéria passada nós falamos da origem do Rock e das maiores bandas do mundo, agora vamos falar das maiores Bandas do Rock Brasileiro, antes vamos falar de como este estilo musical chegou no nosso país.
O rock brasileiro, mais conhecido no Brasil como rock nacional, e no estrangeiro como BRock, teve início no final da década de 1950, conquistando maior popularidade na década de 1980.O "pontapé inicial" do rock no Brasil foi Nora Ney (conhecida cantora de samba-canção) quando gravou o considerado primeiro rock, "Rock Around the Clock", de Bill Haley & His Comets (trilha dos filme Sementes da Violência), em outubro de 1955, para a versão brasileira do filme. Em uma semana a canção já estava no topo das paradas (mas Nora Ney nunca mais gravou nada no gênero, tirando a irônica "Cansei do Rock", em 1961). Em dezembro, a mesma canção recebia versão em português, "Ronda das Horas" (por Heleninha Ferreira) e outra gravada pelo acordeonista Frontera, não tão bem sucedidas quanto a "original".Em janeiro do ano seguinte, a canção ganhou uma versão por Marisa Gata Mansa.
Tim Maia, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Jorge Ben foram influenciados pelo rock and roll e rockabilly. Tim, Roberto, Arlênio Silva, Edson Trindade e Wellington integraram o grupo vocal The Sputniks. Tanto Tim quanto Jorge eram conhecidos como "Babulina", por conta da pronuncia inusitada de "Bop-A-Lena", interpretado por Ronnie Self. Ambos também foram influenciados por Little Richard, cujo estilo era fortemente influenciado pelo boogie woogie. Roberto Carlos aprendeu a batida do rock no violão ao ver Tim executar Long Tall Sally, de Little Richard. O grupo The Sputniks foi desfeito após Tim descobrir que Roberto iria se apresentar como o "Elvis Presley brasileiro" no programa o Clube do Rock de Carlos Imperial. Tim convenceu Imperial a se apresentar como o "Little Richard" brasileiro. Conhecendo Tim desde a infância, Erasmo integrou o grupo The Snakes, grupo criado após o fim do The Sputniks, com Arlênio, China e Edson Trindade.
Em 1957, foi gravado o primeiro rock original em português, "Rock and Roll em Copacabana", escrito por Miguel Gustavo (futuro autor de "Pra Frente Brasil") e gravada por Cauby Peixoto, no mesmo ano, é lançado o filme Sherlock de Araque, nele Carlos Imperial e Paulo Silvino (com o pseudônimo Dixon Savannah) aparecem cantando Calypso Rock e Let’s Rock Together, no ano seguinte, Cauby foi acompanhado pelo grupo The Snakes na canção That's Rock, composta por Carlos Imperial no filme "Minha Sogra é da Policia" (1958).]Em 1960, surgira até a Revista do Rock, que elegeu o estreante Sérgio Murilo como "Rei do Rock" brasileiro.
Roberto Carlos chegou a tentar uma carreira como cantor de bossa nova, agenciado por Carlos Imperial, em 1961 lança seu primeiro álbum Louco por Você de 1961, que foi um fracasso, até que dois anos depois, lança um disco de rock, Splish Splash. A faixa-título, versão de uma canção de Bobby Darin, e Parei na Contramãorapidamente tornam-se hits. O álbum traz outras canções dele, Erasmo e Luiz Ayrão.[6] Erasmo e os Snakes gravam o compacto Calypso Rock, surgem também os cantores Demétrius, Eduardo Araújo, Ronnie Cord, Albert Pavão entre outros.
O começo da década também foi marcado pelo surgimento de grupos de rock instrumental e surf music como The Jet Blacks, The Jordans e The Clevers[6] (futuros Os Incríveis), e do cantor Ronnie Cord, que lançaria dois "hinos": Biquíni de Bolinha Amarelinha, versão de Hervé Cordovil para Itsy Bitsy Teenie Weenie Yellow Polkadot Bikini e a rebelde Rua Augusta. Em 1962, o The Jet Blacks lança o álbum "Twist", aclamado como o melhor álbum de rock instrumental do Brasil por muitos colecionadores nacionais e estrangeiros.
Roberto Carlos se tornaria o maior ídolo do Rock Brasileiro dos anos 60 e, posteriormente, o maior nome da música brasileira. Em 1964, obteve mais sucessos como É Proibido Fumar (mais tarde regravada pelo Skank) e O Calhambeque Aproveitando o sucesso, a Rede Record lançou o programa Jovem Guarda, apresentado por Roberto ("Rei"), seu amigo Erasmo Carlos("Tremendão") e Wanderléa ("Ternurinha"). Só nas primeiras semanas, atingiu 90% da audiência.
Em 1967, a dupla Caetano Veloso e Gilberto Gil faria as canções "Alegria, Alegria" e "Domingo no Parque", apresentadas no III Festival da Rede Record. No ano seguinte, o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band fascinou a dupla, levando a apresentações vaiadas em festivais de Record e Excelsior, e ao álbum coletivo Tropicália ou Panis et Circensis, com Mutantes, Gal Costa, Tom Zé, Torquato Neto, Capinan, Rogério Duprat e Nara Leão, considerado um dos melhores álbuns brasileiros da história.
Além de Os Mutantes, outras bandas de apoio acompanharam os tropicalistas, tais Beat Boys e Os Baobás, que acompanharam Caetano Veloso e Os Brazões, que acompanharam Gal Costa. Os Mutantes também criariam carreira grandiosa, com álbuns elogiados a partir de 1968 e chegando a ser descoberta até por Kurt Cobain, do Nirvana. O grupo começaria a se desmanchar com a saída de Rita Lee, em 1973.
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_no_Brasil
Agora que vimos o passado, vamos relembrar as maiores bandas das últimas décadas, vamos avaliar pela quantidade de sucessos e popularidade:
20 -
Lobão
Musica: Me chama
19 -
Engenheiros do Hawaii
Música: Infinita Highway
18 -
NX Zero
Música: Razões e Emoções
17 -
Nenhum de nós
Música: Astronauta de Mármore
16 -
Ultraje a Rigor
Música: Nós vamos invadir sua praia
15 -
Camisa de Vênus
Música: Eu não matei Joana D'arc
14 -
Detonautas Roque Clube
Música: Quando o Sol se for
13 -
CPM 22
Música: Um minuto para o fim do mundo
12 -
Pitty
Música: Equalize
11 -
RPM
Música: Olhar 43
10 -
Los Hermanos
Música: Ana Júlia
9 -
Kid Abelha
Música: Lágrimas e chuva
8 -
Skank
Música: E uma partida de Futebol
7 -
Barão Vermelho
Música: Para o dia nascer feliz
6 -
Raimundos
Música: Mulher de fases
5 -
Raul Seixas
Música: Eu nasci há 10 mil anos atrás
4 -
Charlie Brown Junior
Música: Zóio de Lula
3 -
Legião Urbana
Música: Pais e Filhos
2 -
Capital Inicial
Música: A sua maneira
1 -
Titãs
Música: Pra dizer Adeus
Esse só foi uma parcela, temos muitas outras bandas como: Cássia Eller, Ira!, Os Paralamas do Sucesso, Strike, Biquine cavadão, Jota Quest, Vivendo no Ócio, 14 Bis e patu Fu, muitas outras as quais não me lembro, mas temos bons representantes deste estilo musical no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário