Vamos falar de mais um herói que está em cartaz nos cinemas, o antigo Capitão Marvel, o Shazam!
Origem:
Shazam, antes conhecido como Capitão Marvel (Captain Marvel no original), é um super-herói fictício de histórias em quadrinhos, inicialmente publicado pela editora Fawcett Comics e posteriormente adquirido pela DC Comics. Criado em 1939 pelo roteirista Bill Parker e pelo desenhista C. C. Beck, o personagem apareceu pela primeira vez na revista em quadrinhos Whiz Comics #2, lançado em fevereiro de 1940, durante a era de ouro dos quadrinhos. Com uma história que envolve uma fantasia adolescente, Capitão Marvel é o alter ego de Billy Batson, um jovem que trabalha como repórter de rádio e foi escolhido, devido a sua bondade interior, para receber os poderes do Mago Shazam, a fim de preservar a justiça e a paz no Universo.
Sempre que Billy fala o nome "Shazam", ele é instantaneamente atingido por um raio mágico que transforma-o em um super-herói adulto com poderes sobre-humanos (e vice-versa, uma vez que o personagem pode voltar a forma infantil da mesma forma). Os poderes do Capitão Marvel são oriundos de seis personagens mitológicos que lhe concedem tais características — sendo eles, Salomão (sabedoria), Hércules (vasta força física), Atlas (resistência, invulnerabilidade), Zeus (poderes mágicos), Aquiles (coragem) e Mércurio (velocidade, capacidade de voo). Shazam é designado, pelos próprios deuses que lhes concedem os poderes, como o Campeão da Humanidade.
Vários amigos e membros da família, como Mary Marvel, podem compartilhar com Billy seus poderes e tornar-se super-heróis.
Fawcett deixou de publicar os quadrinhos relacionados ao Capitão Marvel em 1953, em parte por causa de um processo por infração de direitos autorais da DC Comics, alegando que o Capitão Marvel era uma cópia do Super-Homem. Em 1972, DC licenciou os personagens da Família Marvel de Fawcett, e ele voltou a ser publicado. Em 1991, a DC adquiriu todos os direitos sobre os personagens. A DC desde então integrou o Capitão Marvel e a Família Marvel em seu Universo DC e tentou reviver a propriedade várias vezes, com sucesso misto. Devido a conflitos de marca registrada sobre outro personagem chamado "Capitão Marvel", propriedade da Marvel Comics, DC marcou e comercializou o personagem usando a marca registrada Shazam! desde sua reintrodução em 1972. Isso, por sua vez, levou muitos a assumir que "Shazam" era o nome do personagem, mais tarde renomeou oficialmente o personagem como Shazam quando relançou suas propriedades de quadrinhos em 2011.
Curiosidades:
Em 1973, a DC Comics, a editora responsável pelo processo judicial, adquiriu a licença da personagem e retomou sua publicação nos Estados Unidos.
No entanto, a nova revista teve de se chamar Shazam, porque a agora Marvel Comics era a detentora da marca Captain Marvel (Ela lançou o seu Capitão Marvel em 1967). O Suspendium foi a explicação que a DC Comics encontrou para explicar porque o elenco de Capitão Marvel não havia envelhecido desde que parou de ser publicado pela Fawcett Comics em 1953. Tal substância inventada pelo vilão Dr. Silvana pôs em animação suspensa toda a Família Marvel, bem como o resto do elenco e o próprio Silvana, por 20 anos. A DC pagou a Fawcett e depois de 1977, sua sucessora, a CBS Publishing uma taxa de licenciamento por edição, por página para cada um dos personagens Fawcett que apareceram, seja na revista Shazam! ou crossovers em outras séries de quadrinhos.
Quando retornou, o personagem era ainda desenhado por seu maior ilustrador, C. C. Beck, que se manteve, à frente do título durante apenas nove números sendo logo substituído. Originalmente, admitia-se que Capitão marvel e todos os personagens relacionados viviam na Terra S, uma dimensão a parte da Terra Paralela principal da DC, a Terra 1, onde estava a Liga da Justiça. A revista Shazam! foi bimestral (nos EUA), durou 35 números, de 1973 a 1978. Passou por várias fases; a partir do número 25, a série de TV de Shazam começou a influenciar o título, quando começou a ser impresso "A DC TV Comic" (um quadrinho DC da TV) nas capas de Shazam!. No número 25, Ísis, que surgiu como um seriado gêmeo a Shazam fez sua primeira aparição num quadrinho, e logo ganhou sua própria série, que durou 8 números. No número 26, tentou-se adaptar-se para comportar a realidade apresentada em sua popular série de TV, onde o Mago Shazam deu a Billy Batson o Eterni-phone, aparelho que permitia comunicar-se com os Elders, as figuras mitológicas que compunham o nome de Shazam. O Sr. Morris, da rádio WHIZ, deu a Billy um novo emprego, onde ele poderia ser um repórter móvel, guiando um furgão da rádio por todo o país. Além disso, Dudley, o Tio Marvel, deixou seu uniforme de lado e cultivou um bigode. Ele ofereceu-se para acompanhar Billy como seu "Mentor". O Mago Shazam permaneceria na Pedra da Eternidade, e Capitão Marvel Jr. e Mary Marvel ficariam em Fawcett City para defender a cidade. A partir do número 34, a arte de Shazam se libertou do traço inspirado por C.C. Beck e adotou um visual mais realista, que estava em voga nos quadrinhos da época. Infelizmente a série foi cancelada no número seguinte, 35.
Filme:
Na Nova York de 1974, um garoto chamado Thaddeus Siva é magicamente transportado para a Pedra da Eternidade, um templo mágico em outra dimensão, pelo mago antigo Shazam. Shazam explica que passou séculos procurando por um novo campeão que seja "puro de coração", após o primeiro ter se tornado maligno e soltado os Sete Pecados Capitais pelo mundo antigo. Os Pecados, agora presos nas estátuas na Pedra, tentam Thaddeus com promesas de poder, e o garoto é banido de volta a Terra como indigno de ser o campeão.
Na Filadélfia do tempo presente, durante o período natalino, o garoto de 14 anos Billy Batson entra em conflito com a lei enquanto procura por sua mãe biológica. Uma assistente social coloca Billy em uma família chefiada por Victor e Rosa Vazquez, que possuem cinco filhos adotivos: Mary, Pedro, Eugene, Darla e o novo colega de quarto de Billy, Freddy Freeman. Billy não recebe bem sua nova família e Pedro descobre as anotações dele para sua busca.
Enquanto isso, usando testemunhos de outras pessoas magicalmente levadas e rejeitadas por Shazam ao longo dos anos, o adulto Dr. Thaddeus Sivana descobre como voltar para a Pedra da Eternidade. Ele rouba o Olho do Pecado da Pedra, libertando os pecados e se tornando seu campeão. Sivana usa seus novos poderes para atacar o Mago e matar seu pai e irmão abusivos.
Na escola, Billy salva Freddy de valentões. Ele leva os valentões a uma perseguição até o metrô, onde é invocado por Shazam. Escolhido pelo mago enfraquecido como campeão, Billy se transforma em um adulto com diversos superpoderes. Ao dizer "Shazam!", Billy pode alternar entre as formas de adolescente e super herói adulto. Com a ajuda de Freddy, que possui conhecimento sobre super heróis, Billy começa a aprender a extensão dos seus novos poderes. Freddy posta vídeos no Youtube de Shazam testando seus poderes, tornando-o uma sensação viral. Depois que Freddy se gaba para seus colegas sobre conhecer Shazam, Billy o abandona e falta às aulas para entreter os fãs como Shazam em troca de dinheiro. Após ver Shazam salvar um ônibus no noticiário, Sivana o ataca, exigindo que ele entregue seu poder. O inexperiente Shazam é facilmente derrotado, mas se transforma em Billy para escapar entre a multidão em fuga. Após Freddy confrontar Billy pelo mau uso dos poderes, Sivana captura Freddy e o força a dizer onde mora.
Na casa dos Vasquez, as outras crianças descobrem o segredo de Billy e revelam ao garoto que encontraram sua mãe morando por perto. Billy foge para finalmente encontrar sua mãe, que revela ter abandonado ele intencionalmente, pois acreditava ser incapaz de criá-lo. Enquanto isso, Sivana vai até a casa dos Vazquez com Freddy e o força a ligar para Billy. Billy volta para casa como Shazam e concorda em dar seus poderes a Sivana em troca da vida de sua família. No entanto, Freddy e as outras crianças seguem os dois até a Pedra da Eternidade e atacam Sivana. Isso dá tempo à Shazam e às crianças de fugirem e percebem que quando os Pecados deixam seu corpo, Sivana é mortal e pode ser ferido.
Sivana persegue Shazam e as crianças até um parque de diversões, onde Sivana lança os Pecados contra eles e os visitantes do parque. Shazam divide seu poder com seus irmãos adotivos, fazendo com que eles também se tornem super heróis adultos com poderes. Enquanto Freddy, Mary e os outros mantêm os Pecados ocupados, Shazam luta contra Sivana sozinho, derrotando-o ao tirar o único Pecado que ainda habitava seu corpo, deixando-o sem poderes. Shazam e sua família são reconhecidos como heróis e Billy aceita sua família adotiva como sua verdadeira família. Eles devolvem o Olho do Pecado para a Pedra da Eternidade e descobrem que podem usar a Pedra como um covil secreto. Billy também aparece na escola como Shazam para endossar Freddy antes de revelar que também trouxe um amigo: Superman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário